Associações das diversas cadeias produtivas da mineração participaram do encontro no MME
Crédito: Layse Lacerda
"Nós queremos dar não só a importância, mas também o reconhecimento político e econômico que o setor tem. É um setor que tem muitos anseios em relação ao novo marco regulatório que encontra-se no Congresso", afirmou Braga aos participantes da reunião.
Braga destacou que o setor mineral vive um novo momento em face do cenário internacional e reforçou a importância do diálogo entre os agentes do setor e o governo. "Estamos abertos para um dialogo franco, aberto e resoluto, com uma área que tem uma importância social e política para o Brasil", disse o ministro.
O secretário Carlos Nogueira afirmou, na abertura da reunião, que o segmento foi representado em suas diversas cadeias produtivas pelas 16 entidades que participaram do evento nesta quarta-feira. De acordo com Nogueira, o objetivo é receber no MME as contribuições das associações.
Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM); Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais (ABINAM); Associação Nacional das Indústrias de Cerâmica (ANICER); Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Carvão (SNIEC); Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para a Construção Civil (ANEPAC); Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Sindicato Nacional da Indústria do Gesso (SINDUSGESSO); Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Estanho (SNIEE); Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (ABRACAL); Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS); Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC); Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos (SINFERBASE); Associação Paulista de Cerâmicas (ASPACER); Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM); Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB); Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CENTROROCHAS); e o Sindicato Nacional da Indústria Brasileira de Pedras para a Construção (SINDIROCHAS).