A bolsa de valores brasileira opera em alta na manhã desta segunda-feira, 11, com a maioria das ações do Ibovespa apresentando sinal positivo. O destaque segue no mercado doméstico para blue chips como a Vale, em alta desde a abertura com notícias vindas da China. Nos Estados Unidos, as bolsas abriram com sinal levemente negativo. Analistas e investidores também observam o andamento das notícias sobre a Grécia, cuja situação está sendo debatida hoje pelo Eurogrupo, em Bruxelas. “Talvez a medida correta seja perguntar ao povo grego se eles estão prontos para aceitar o que é necessário ou se querem uma outra alternativa”, disse o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, na capital da Bélgica.
No Brasil, a agenda traz poucos indicadores. O relatório de mercado, divulgado às 8h30 pelo Banco Central, mostrou uma revisão para baixo das projeções de inflação para 2016.
Às 10h35, o Ibovespa subia 0,45%, a 57.409 pontos. Entre as maiores altas, estavam a ON da Vale, com alta de 2,95% e a PNA da mineradora, com alta de 2,86%.
A cotação das ações da mineradora recebe a influência da decisão do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) em realizar um corte na taxa básica de juros da China, o terceiro desde novembro do ano passado, em meio à desaceleração da economia. A redução gerou mais temores em relação ao futuro da segunda maior economia do mundo. Por outro lado, contribuiu para as bolsas asiáticas fecharem majoritariamente em alta nesta segunda-feira e gerou maior expectativa para a recuperação dos preços do minério de ferro.
Fonte: Yahoo Notícias