Os projetos do setor mineral, cujas concessões foram outorgadas pelo Ministério de Minas e Energia em 2014, somaram mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos. A afirmação foi feita pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério, Carlos Nogueira, durante o VI Encontro de Executivos de Exploração Mineral, em Brasília.
Nogueira explicou que apesar da crise mundial, o setor mineral se manteve estável, permanecendo, em 2014, com o nível de produção próximo aos anos anteriores.
Segundo o secretário, a produção de minério de ferro ficou em torno de 400 milhões de toneladas no ano passado e foi responsável por mais de 10% do valor total das exportações do País.
“É na busca da retomada do crescimento da indústria mineral brasileira, em seus diversos segmentos, que o governo tem trabalhado com medidas de apoio, reduzindo, assim, eventuais impactos decorrentes da dinâmica dos mercados de peculiaridades intrínsecas ao setor”, destacou o secretário.
De acordo com ele, a mineração brasileira tem obtido resultados positivos na busca pela superação desses desafios. “Estamos certos de que em breve o Brasil deverá retomar a sua trajetória de crescimento”, frisou Nogueira.
De acordo com secretário, o governo federal realizou grandes investimentos em levantamentos geológicos e em infraestrutura nos últimos anos, o que propiciou a ampliação do nível de conhecimentos do território brasileiro.
O secretário ressaltou ainda que o MME está aberto ao diálogo com todas as entidades envolvidas. “A parceria e o diálogo franco entre as partes envolvidas, é essencial para a formulação de políticas públicas eficazes e para o fortalecimento da atividade mineral”, finalizou.
Fonte: Ministério de Minas e Energia